HISTÓRIA

Em 1945, o Brasil saia do longo período da ditadura do Novo Estado. Uma constituição começou a vigorar em 1946 dando ao país um ar de maior liberdade. No entanto, as estruturas administrativas em todos os níveis ainda estavam pelas práticas ditatoriais. O Brasil era governado por um novo presidente, Eurico Gaspar Dutra, um conservador declarado. Santa Catarina tinha Udo Decker no governo, enquanto em Criciúma, a qual pertencia Içara, o prefeito era Addo Caldas Faraco.
Em 1946, Içara era um Distrito ainda pequeno, mas com perspectivas boas de crescimento.
Chegaram na região os primeiros imigrantes portugueses, especificamente os açorianos. Posteriormente, chegam ao sul os italianos, poloneses e alemães.
Começa a história de uma pequena escola destinada a alfabetizar. A escola cresceu não em tamanho, mas em número de alunos. Chegou o tempo em que a escolinha funcionava com três turmas em duas casas de madeira: uma nas proximidades da atual farmácia Calegari e a outra na esquina onde hoje está localizado o Despachante Jerry.
Chega a notícia da vinda ao sul do estado, do governador Udo Decker, com passagem obrigatória por Içara, via estrada de ferro.
Éramos privilegiados. A vila era cortada, como ainda é hoje, pela Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.
Os moradores prepararam uma espécie de manifestação em frente à antiga estação ferroviária.  O trem chega trazendo O excelentíssimo senhor Udo Decker, Governador do Estado.
Um dos discursos é proferido pela primeira normalista da vila, senhora Ida Rizzieri de Lucca, que em nome da população saúda o governo e pede a criação de um grupo escolar.
O pedido foi atendido, pois em 14 de novembro de 1946, é assinado o documento que cria o Grupo Escolar Antônio João de Vila de Içara. Faz-se então necessário a construção do prédio.
Enquanto isso na capital federal, Rio de Janeiro, o Deputado Federal, excelentíssimo senhor Joaquim Ramos – amigo pessoal de algumas pessoas da comunidade, consegue verba complementar suficiente para edificação destinada a moradia de diretores, acoplada ao restante da obra. Por isso, este prédio é diferente dos demais construídos na época (modelo padrão para todos os grupos escolares do Estado). Era preciso também atender a condição de que fosse liberado um terreno estruturado. Foi então que alguns interessados, entre eles o senhor Jorge De Luca e Procópio Lima, munidos de papel e caneta, passaram a visitar os moradores da localidade e solicitar colaboração para a compra do terreno. Todos contribuíram. O terreno foi comprado do senhor Antônio Nichele, residente em Urussanga.
Um telegrama datado de 15 de março de 1950, expedido pelo então prefeito de Criciúma Addo Caldas Faraco ao Intendente Distrital de Içara, o senhor José Cardoso (Juca), confirmou a ordem de serviço da construção do Grupo Escolar Antônio João.
O prédio foi construído, e em 1952 chegava a nova diretora do Grupo Escolar, nomeada por concurso, a senhora Gerda Becke Machado, que encontrou o Grupo ainda funcionando com duas precárias salas de madeira e cercadas de matagal.  No outro lado a construção destinada ao funcionamento do Grupo Escolar já estava pronto. Quanto a móveis, nada.
A diretora encaminhou então à Secretaria de Educação correspondência dando ciência da situação, documentada com fotografias, solicitando mobiliário adequado e autorização para ocupar o novo prédio. 
Em Florianópolis as autoridades receberam e analisaram a correspondência, onde já se encontravam carregados alguns caminhões com móveis para outro grupo escolar do Oeste catarinense, que na ocasião estava sendo castigado por chuvas intensas e estradas em péssimo estado. No sul não havia problemas com as estradas e o mobiliário mudou de destino.
Os móveis chegaram e um carpinteiro foi contratado para montar a mobília. Toda a madeira das antigas salas foi vendida e retirada do local para pagar o carpinteiro e outros serviços necessários para a instalação da escola.