PATRONA DA ESCOLA

Nasceu em 15 de dezembro de 1946, na cidade de Criciúma. Filha de Líbero Scotti e Diva Macarine Scotti. Formou-se pela Escola Normal Madre Tereza Michel no ano de 1965. Mas, sua trajetória inicia desde o ano de 1963, como professora no então E.E.R.R. Carlos Gorine, município de Criciúma. Foram 33 anos dedicados à educação; muitas lutas, tristezas, alegrias e vitórias acompanharam seu caminho. Dizia sempre que “a educação é pedra fundamental na educação de um mundo melhor”. E toda sua vida profissional foi vivida baseada neste ideal.
Prestou concurso público estadual no ano de 1966, efetivando-se na escola R. Cruz de Souza, em Criciúma. No ano de 1967, casa-se com Maurino dos Santos, residente no município de Içara, e desta união nasceram sete filhos: Jaqueline, Janaina, Giancarlo, Giovana, Jamile, Gisiane e Gisele dos Santos. Em virtude do laço matrimonial remove-se do Grupo Escolar Miguel Giacca (Rio Maina – Criciúma) para o Grupo Escolar Antônio João (Içara) em 1970. No ano de 1973, foi designada para exercer o cargo de auxiliar de Direção na Escola Básica Antônio João, permanecendo no exercício até março de 1975. A partir de abril de 1976, exerce a função em comissão de secretária de escola, até que no ano de 1977 exerce a função de Diretora da E.B. Antônio João.
Em 1979, formou-se no Curso de Licenciatura Plena em letras, pela Fundação Educacional de Criciúma (FUCRI).
Em 1982, presta novamente concurso público estadual para o cargo do professor III, lotando-se no Colégio Estadual Princesa Isabel, de Morro da Fumaça. Afasta-se por algum tempo da escola que a acolheu. Consegue remoção para a Escola Básica Estadual Melquíades Bonifácio Espíndola, Praia do Rincão, Içara, em agosto de 1982.
Em 2 de janeiro de 1986, retorna não mais ao Grupo Escolar, mas ao Colégio Estadual Antônio João. Em 1987 trabalha também na E.B. Antônio Colonetti e em 1988, na E.B. Antônio Guglielmi Sobrinho.
Em 8 de junho de 1990 aposenta-se, mas continua a lecionar como substituta no  C.E. Antônio Guglielmi Sobrinho e no C.E. Antônio João, por não conseguir afastar-se por muito tempo do universo educacional e de seus alunos. E a ironia foi que a última missão como educadora foi essa: resgatar junto a seus queridos amigos a história da escola, a qual também tinha protagonizado como personagem. Escola que a recebeu por duas vezes: quando de sua remoção e depois como professora admitida em caráter temporário e que, por escolha da comunidade escolar, escolheu seu nome para homenageá-la.
Recebeu, ainda em vida, muitas homenagens escritas por seus alunos e ex-alunos como o trecho a seguir:
“O mesmo amor que nos impulsiona a escrever, para quem nos ensinou a imaginar com o fascinante mundo das letras, a professora, que não mais que ninguém igual a ela, embalava nossas fantasias, guiando nossos rabiscos na tradução de nossos desejos e ideais, nos permitindo continuar acreditando que é impossível deixar de sonhar. Essencial é, no seu silêncio, simplesmente dizer que o ser que habitava a mestre SALETE era MAIS. Transcendia as imperfeições, é insubstituível a “obra” que nenhum outro artista poderá criar. Sem maiores necessidades de explicar seu exemplo de vida, são as palavras que se dizem por si próprias...” (Maristela Benedet – Jornalista – Ex-aluna da profª Salete Scotti dos Santos – 1997).
Trabalhou ainda no Colégio Cristo Rei e na E.B. Municipal Quintino Rizzieri, ambos em Içara. Participou por vários anos da Casa da Amizade, da rede Feminina de Combate ao Câncer e por vários anos fez parte de grupos da Igreja Matriz, ministrando curso para noivos e de catequese. Também integrou a A.P.P. do Colégio cristo Rei. Recebeu várias homenagens póstumas, dentre elas da Rede Feminina de Combate ao Câncer.