Evento Cultural: "cada país tem a sua própria cultura"

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
Refletindo sobre o tema Cultura, alunos da Escola Salete Scotti dos Santos desenvolveram projetos culturais que foram socializados na escola na última semana.
O primeiro a ser apresentado foi o lançamento de Livro do escritor e professor Marcello Zapelini da Rosa, O nascimento de Bartolomeu - um lindo filhote de baleia franca. Nesta obra o autor relata a vida de um filhote de baleia franca e a incrível jornada de sua mãe, da Patagônia, no Extremo Sul da América, até as enseadas das praias do litoral sul catarinense, onde o bebê nasceu. Em outro livro seu, Os Morcegos, lançado em julho de 2013, o autor mostra a importância de respeitar estes animais para não provocar desequilíbrio ambiental. 
            Outros projetos apresentados falavam sobre os estilos musicais, tribos urbanas, cultura mexicana, mitologia, foi realizada uma mostra fotográfica da cidade de Içara, e também exposto um trabalho sobre os horrores do holocausto dentre outros.

Prof. Vanderlei da Silva Mendes, professor de Filosofia e Sociologia

Para conferir mais fotos do Evento Cultural clique aqui.