Valorizando e despertando talentos nas aulas de LPL

Com a mediação da Professora Rosimere, de Língua Portuguesa e Literatura, os alunos e alunas das Segundas Séries, do Ensino Médio, estão expressando seus talentos e, ao mesmo tempo, passeando pelo ensino da Literatura.Estão estudando o movimento literário denominado Romantismo Brasileiro e musicalizaram o Poema CANÇÃO DO EXÍLIO, de Gonçalves Dias. Vamos conferir?




Alunos da EEB ProfªSalete Scotti dos Santos representarão o Sul na Alesc

Os representantes do Sul no Parlamento Jovem serão da Escola Professora Salete Scotti dos Santos, de Içara. A escolha de cinco estudantes deverá ocorrer até o próximo dia 10. Depois da eleição, todos passarão por uma capacitação para a jornada de 8 a 12 de junho na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. As etapas, prazos e responsabilidades foram apresentadas aos alunos do ensino médio nesta quinta-feira, dia 19.

"É uma grande oportunidade para o jovem ser ouvido", coloca a postulante Bruna Ondina Caldas, de 16 anos. Mas para ser uma parlamentar ela precisará criar ainda uma plataforma de campanha. Afinal, terá que enfrentar outras colegas. “Acredito que será uma boa experiência", aponta também Bianca Revido, de 18 anos. "O foco é ajudar a escola", completa Bruna Mendes, de 15.

“Muitos já demonstraram interesse e se motivaram a participar da política”, avalia positivamente a assessora de direção da escola, Aline da Costa Giassi. “Serve também para esclarecer como funciona a elaboração e tramitação dos projetos. Muitos desconhecem”, indica um dos coordenadores, o professor de Geografia, Ricardo Sache.

“Cada uma das oito regiões do estado terá cinco representantes. Os estudantes conhecerão de perto todo o trabalho da Assembleia Legislativa e visitarão os deputados", aponta a gestora do núcleo de Educação para Cidadania da Escola Legislativa, Lea Medeiros Cardoso. "Nas 18 edições já realizadas, 17 proposições viraram lei e outras duas seguem em tramitação", pontua.

Fonte: Lucas Lemos - canaliçara

Campanha "Não dê esmolas"

Campanha 
"Não dê esmola"

O ato solidário de doar moedas e alimentos em espaços públicos está dificultando o convencimento dos moradores de rua a deixarem esta situação. Por causa disso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social lançou a campanha "Não dê esmola”. A iniciativa com o slogam “comunidade de mãos dadas: sociedade sem esmolas” foi apresentada na Praça da Matriz 
nesta quinta-feira, dia 12.

“Pedir tornou-se uma prática fácil e viciosa. É hora de mudarmos o conceito

de que dar esmola oportuniza qualidade de vida”, aponta a coordenadora,
Priscila Fernandes. Conforme a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes,
os atendimentos ocorrem de maneira continuada e voltada a quem utiliza
espaços públicos como moradia. As denúncias podem ser feitas no Creas
pelo (48) 34327247, no Conselho Tutelar pelo (48) 3432-7668 ou o Disque 100.



A marca da campanha foi construída por Caroline Giassi Alano, na época,
aluna da Escola Ângelo Zanelatto, agora aluna da EEB Profª Salete Scotti
dos Santos.

“Há dois anos tínhamos 1300 famílias cadastradas no bolsa família. Hoje

são 800. Isso mostra que oportunidades estão surgindo e que as pessoas
estão deixando de depender de programas sociais. Esta é, com certeza, mais
uma campanha de êxito pleno. Parabéns a toda equipe”, declara o prefeito 
Murialdo Gastaldon. “Crianças são submetidas à situação de pedinte quando 
adultos se acomodam e deixam de buscar as oportunidades que podem lhes 
render um futuro brilhante”, completa o vice Sandro Giassi Serafin. 
Texto de Alexandra Cavaler [Prefeitura de Içara]
12 de Março - Dia do(a) Bibliotecário(a)

Nossa homenagem aos Professores Jorge, Maria Helena e Andreia que exercem a função de Bibliotecários em nossa Escola. Pela cultura, informação e prazer que a leitura nos proporciona,  registramos nossa gratidão a esses profissionais.




Dia 08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Nós, Direção, Professores, Alunos e Funcionários da Escola Professora Salete Scotti dos Santos manifestamos nosso sentimento e solidariedade à dor da família da jovem Vivian.
Assim como, deixamos nosso repúdio aos atos de violência generalizada, em especial às mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher e por esse lamentável episódio que chocou as famílias içarenses.


"Na semana em que comemoramos o dia internacional da mulher, não há muito para se comemorar.

Vivian Laís Phillipi, apenas 17 anos, com toda sua vida e juventude pela frente, foi estuprada, violentada e assassinada. Mas ela infelizmente não está sozinha. Só no Brasil uma mulher é assassinada a cada 2 horas e pior, quase todas vítimas de alguem muito próximo.

Isso não é reflexo apenas da violência, é também da antiga "sensação" que os homens tem de ser dono das mulheres. Não podemos mais aceitar isso, isso tem que ter um fim. Dessa vez foi Vivian, ontem foi Mariana, daqui pouco será Maria!

Nossos sentimentos a família e aos amigos, mas acima de tudo, a juventude, que a cada dia que passa continua sendo assassinada, exterminada e varrida do mapa.

Em nome de VIVIAN, queremos homenagear a TODAS AS MULHERES!

Nossos corações choram e partem junto com Vivian e com todas essas mulheres, vítimas da violência. Mulheres que suportam todos os dias o machismo, a intolerância, o preconceito, os padrões que a sociedade coloca frente a elas, que são julgadas por suas roupas, por seu comportamento. Mulheres guerreiras!

Hoje é a voz de um homem, somada a todas as outras vozes que pede, basta! Queremos nossas jovens e mulheres vivas." (Texto do Aluno Max Amaral)

Momento de reflexão, na manhã de hoje, no pátio central da Escola:









BEM-VINDOS A MAIS UM ANO LETIVO!!

2015 inicia com muito entusiasmo 
em nossa Escola!

Desejamos um ano de sucesso, alegrias, novidades e aprendizados constantes.
Já é possível ouvir os risos de nossos educandos ecoando pelos corredores e pátio da Escola.
Logo estaremos divulgando o Calendário Escolar de 2015.




Para Refletirmos...

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer."
Albert Einstein