Alunos da EEB ProfªSalete Scotti dos Santos representarão o Sul na Alesc

Os representantes do Sul no Parlamento Jovem serão da Escola Professora Salete Scotti dos Santos, de Içara. A escolha de cinco estudantes deverá ocorrer até o próximo dia 10. Depois da eleição, todos passarão por uma capacitação para a jornada de 8 a 12 de junho na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. As etapas, prazos e responsabilidades foram apresentadas aos alunos do ensino médio nesta quinta-feira, dia 19.

"É uma grande oportunidade para o jovem ser ouvido", coloca a postulante Bruna Ondina Caldas, de 16 anos. Mas para ser uma parlamentar ela precisará criar ainda uma plataforma de campanha. Afinal, terá que enfrentar outras colegas. “Acredito que será uma boa experiência", aponta também Bianca Revido, de 18 anos. "O foco é ajudar a escola", completa Bruna Mendes, de 15.

“Muitos já demonstraram interesse e se motivaram a participar da política”, avalia positivamente a assessora de direção da escola, Aline da Costa Giassi. “Serve também para esclarecer como funciona a elaboração e tramitação dos projetos. Muitos desconhecem”, indica um dos coordenadores, o professor de Geografia, Ricardo Sache.

“Cada uma das oito regiões do estado terá cinco representantes. Os estudantes conhecerão de perto todo o trabalho da Assembleia Legislativa e visitarão os deputados", aponta a gestora do núcleo de Educação para Cidadania da Escola Legislativa, Lea Medeiros Cardoso. "Nas 18 edições já realizadas, 17 proposições viraram lei e outras duas seguem em tramitação", pontua.

Fonte: Lucas Lemos - canaliçara